4º Normal Médio - atividades interdisciplinares
Planejamento
Conteúdo: Uso das mídias – o vídeo “ Donald no país da Matemática”
Disciplina: Didática da Matemática
Público alvo: Estudantes do 4º Normal Médio da Escola Máxima Vieira de Melo
Apresentação:
O planejamento procura adotar uma metodologia que envolva os estudantes do curso Normal Médio, de forma que possam estabelecer a interdisciplinaridade na sua pratica pedagógica, com a incorporação das TICs nas series iniciais.
O vídeo Donald no país da Matemática é uma sequência didática divertida para e um ótimo recurso didático para aproximar os alunos mais novos do tema. No vídeo o Pato Donald se aventura pelo mundo da fantasia num lugar onde as arvores tem raízes quadradas e os rios estão repletos de números Donald no País da Matemágica, nessa combinação de magia com os números o filme encantou o mundo e ainda marca crianças e adultos pela profundidade e seriedade de seu conteúdo, bordando temas desde proporções, entre elas a famosa Proporção Áurea até as origens do surgimento da música e jogos matemáticos como o bilhar e o xadrez. O curta ainda mostra o quão mais próxima a Matemática pode estar, na natureza e no dia a dia, do que muitos imaginam
Objetivos:
Geral:
• Discutir as possibilidades do uso das novas tecnologias no ensino da Matemática nas séries iniciais.
Específicos:
• Debater sobre o uso do vídeo na escola.
• Elaborar atividades abordando a interdisciplinaridade nas séries iniciais, fazendo uso das mídias.
Metodologia
• Exibir e debater sobre o vídeo “Donald no País da Matemática”
• Dividir a turma em grupo de cinco pessoas e distribuir temas para serem pesquisado na internet e em livros.
• Elaborar as atividades a serem vivenciadas de acordo com a disciplina, nas séries iniciais.
• Digitar o material para apresentação em slides.
• Exibição do material elaborado com base no vídeo para o grande grupo no data show.
Sugestão de temas para realização das atividades a serem pesquisadas e desenvolvidas por meio do vídeo “Donald no país da Matemática”:
Matemática: números, formas geométricas, frações, jogos e polígonos.
Língua Portuguesa: lenda do xadrez, produção textual, listagem.
Ciências: Elementos naturais
Arte: aula passeio e fotos
Geografia: Sistema solar
História: historia da música, Pitágoras
Temas transversais: Direitos e deveres
Ações
• Realizar atividades em grupos, procurando facilitar o processo de construção de aprendizagem;
• Desenvolver atividades contextualizadas e significativas com a incorporação das novas tecnologias, como incentivo para produção do conhecimento.
• Contribuir para a elaboração do planejamento.
Estratégias
1ª etapa
Exibição do vídeo “Donald no país da Matemática”, seguido de debate sobre o mesmo, pontuando os conteúdos que podem ser abordados de acordo o filme, divisão dos grupos por tema.
2ª etapa
Cada grupo irá pesquisar no laboratório de informática e na biblioteca, procurando adaptar atividades de acordo com a série que esta elaborando e com a disciplina.
3ª etapa
Com o material pesquisado irão decidir a forma de apresentação para o grande grupo, alguns em slides, discutindo a maneira de abordagem dos temas e postagem no blog da escola.
Avaliação
Será analisado o desempenho por grupo, a elaboração do material e a exposição do material.
Material de Apoio
Livros das séries iniciais
Computadores com acesso a internet
Câmara digital
Folhas, xérox
Data show, pen drive
Assinar:
Postagens (Atom)
que blog idiota
ResponderExcluir