Escola Maxima Vieira de Melo

Escola Maxima Vieira de Melo
Escola

Trocando conhecimentos!

Estudantes,
Sejam bem vindos para ampliar seus conhecimentos de Matemática, que são indispensáveis para a sua formação!
Como você sabe, a Matemática é uma ciência fascinante, fundamental para nossa história e está presente no nosso dia a dia.
O século XX foi o mais revolucionário da história da Ciência. Isto só foi possível pelo extraordinário desenvolvimento da Matemática. Os computadores não teriam existido sem a lógica binária, a Teoria dos Grupos e o conceito matemático de informação. Os nossos telefones não funcionariam sem os estudos estatísticos de sinais e os algoritmos de digitalização e compressão de dados. Os semáforos automáticos não seriam eficazes sem o desenvolvimento de uma área da Matemática chamada Pesquisa Operacional. As transações bancárias e o comércio via Internet, o número das nossas casas, o papel A4, os mapas modernos, o sistema de orientação GPS (Global Positioning System) só foram possíveis graças a Matemática. Poderíamos citar centenas de outros avanços que só se tornaram realidade graças a Matemática.


Vamos trocar ideias, respondendo aos desafios propostos!



Atividades produzidas relacionadas ao vídeo Donald no país da Matemática

4º Normal Médio - atividades interdisciplinares

Planejamento
Conteúdo: Uso das mídias – o vídeo “ Donald no país da Matemática”
Disciplina: Didática da Matemática
Público alvo: Estudantes do 4º Normal Médio da Escola Máxima Vieira de Melo

Apresentação:

O planejamento procura adotar uma metodologia que envolva os estudantes do curso Normal Médio, de forma que possam estabelecer a interdisciplinaridade na sua pratica pedagógica, com a incorporação das TICs nas series iniciais.
O vídeo Donald no país da Matemática é uma sequência didática divertida para e um ótimo recurso didático para aproximar os alunos mais novos do tema. No vídeo o Pato Donald se aventura pelo mundo da fantasia num lugar onde as arvores tem raízes quadradas e os rios estão repletos de números Donald no País da Matemágica, nessa combinação de magia com os números o filme encantou o mundo e ainda marca crianças e adultos pela profundidade e seriedade de seu conteúdo, bordando temas desde proporções, entre elas a famosa Proporção Áurea até as origens do surgimento da música e jogos matemáticos como o bilhar e o xadrez. O curta ainda mostra o quão mais próxima a Matemática pode estar, na natureza e no dia a dia, do que muitos imaginam

Objetivos:

Geral:


• Discutir as possibilidades do uso das novas tecnologias no ensino da Matemática nas séries iniciais.


Específicos:

• Debater sobre o uso do vídeo na escola.
• Elaborar atividades abordando a interdisciplinaridade nas séries iniciais, fazendo uso das mídias.

Metodologia

• Exibir e debater sobre o vídeo “Donald no País da Matemática”
• Dividir a turma em grupo de cinco pessoas e distribuir temas para serem pesquisado na internet e em livros.
• Elaborar as atividades a serem vivenciadas de acordo com a disciplina, nas séries iniciais.
• Digitar o material para apresentação em slides.
• Exibição do material elaborado com base no vídeo para o grande grupo no data show.
Sugestão de temas para realização das atividades a serem pesquisadas e desenvolvidas por meio do vídeo “Donald no país da Matemática”:
Matemática: números, formas geométricas, frações, jogos e polígonos.
Língua Portuguesa: lenda do xadrez, produção textual, listagem.
Ciências: Elementos naturais
Arte: aula passeio e fotos
Geografia: Sistema solar
História: historia da música, Pitágoras
Temas transversais: Direitos e deveres
Ações
• Realizar atividades em grupos, procurando facilitar o processo de construção de aprendizagem;
• Desenvolver atividades contextualizadas e significativas com a incorporação das novas tecnologias, como incentivo para produção do conhecimento.
• Contribuir para a elaboração do planejamento.

Estratégias
1ª etapa
Exibição do vídeo “Donald no país da Matemática”, seguido de debate sobre o mesmo, pontuando os conteúdos que podem ser abordados de acordo o filme, divisão dos grupos por tema.
2ª etapa
Cada grupo irá pesquisar no laboratório de informática e na biblioteca, procurando adaptar atividades de acordo com a série que esta elaborando e com a disciplina.
3ª etapa
Com o material pesquisado irão decidir a forma de apresentação para o grande grupo, alguns em slides, discutindo a maneira de abordagem dos temas e postagem no blog da escola.


Avaliação
Será analisado o desempenho por grupo, a elaboração do material e a exposição do material.


Material de Apoio
Livros das séries iniciais
Computadores com acesso a internet
Câmara digital
Folhas, xérox
Data show, pen drive

Um comentário: