Escola Maxima Vieira de Melo

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Trocando conhecimentos!

Estudantes,
Sejam bem vindos para ampliar seus conhecimentos de Matemática, que são indispensáveis para a sua formação!
Como você sabe, a Matemática é uma ciência fascinante, fundamental para nossa história e está presente no nosso dia a dia.
O século XX foi o mais revolucionário da história da Ciência. Isto só foi possível pelo extraordinário desenvolvimento da Matemática. Os computadores não teriam existido sem a lógica binária, a Teoria dos Grupos e o conceito matemático de informação. Os nossos telefones não funcionariam sem os estudos estatísticos de sinais e os algoritmos de digitalização e compressão de dados. Os semáforos automáticos não seriam eficazes sem o desenvolvimento de uma área da Matemática chamada Pesquisa Operacional. As transações bancárias e o comércio via Internet, o número das nossas casas, o papel A4, os mapas modernos, o sistema de orientação GPS (Global Positioning System) só foram possíveis graças a Matemática. Poderíamos citar centenas de outros avanços que só se tornaram realidade graças a Matemática.


Vamos trocar ideias, respondendo aos desafios propostos!



domingo, 13 de março de 2011

Quem Sabe Somar Sabe Dividir

Mensagem de reflexão

Quem Sabe Somar Sabe Dividir
Somar é a primeira operação matemática que se aprende, a que temos mais facilidade e que gostamos mais.
Primeiro agente gosta de somar várias vezes palitos e giz, depois brinquedos e roupas da moda, depois somar dinheiro, depois somar carros e casas, e sempre somar alegria e felicidade.
Isto já é multiplicação, que também é fácil de aprender, é só somar várias vezes a mesma coisa.
A Segunda operação que aprendemos é a subtração.
Aí começa a ficar estranho.
Principalmente quando tem que pedir emprestado na casa do vizinho, digo, casa decimal ao lado. Ninguém gosta mais de diminuir do que somar.
Quando chega na divisão é quase um desespero, ainda mais quando sobra um resto.
É que ninguém entende aonde ou pra quem vai ficar o resto.
Até no cotidiano ninguém gosta de dividir nada.
A dificuldade no aprendizado não parece à toa, o homem rejeita essa prática.
Quando o homem aprender a dividir corretamente e saber onde deve ficar o resto, entenderá que é o mesmo que somar para alguns, mantendo a quantidade de outros, sem necessariamente subtrair de alguém, ou seja, é o mesmo que somar igual para todos; entenderá também que somando os restos teremos mais um inteiro divisível, fazendo outros felizes.
O resultado final também é uma soma, a soma da felicidade geral.
Poderíamos até chamar esta operação de soma distribuída.
Com esta visão, com certeza a matemática daria mais resultados, talvez fosse dispensável aprender contas de dividir e os homens continuariam felizes a somar palitos, brinquedos, dinheiros, carros, casas e felicidade, porém não somente para si.
Quem sabe?
Autor Desconhecido

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