Escola Maxima Vieira de Melo

Escola Maxima Vieira de Melo
Escola

Trocando conhecimentos!

Estudantes,
Sejam bem vindos para ampliar seus conhecimentos de Matemática, que são indispensáveis para a sua formação!
Como você sabe, a Matemática é uma ciência fascinante, fundamental para nossa história e está presente no nosso dia a dia.
O século XX foi o mais revolucionário da história da Ciência. Isto só foi possível pelo extraordinário desenvolvimento da Matemática. Os computadores não teriam existido sem a lógica binária, a Teoria dos Grupos e o conceito matemático de informação. Os nossos telefones não funcionariam sem os estudos estatísticos de sinais e os algoritmos de digitalização e compressão de dados. Os semáforos automáticos não seriam eficazes sem o desenvolvimento de uma área da Matemática chamada Pesquisa Operacional. As transações bancárias e o comércio via Internet, o número das nossas casas, o papel A4, os mapas modernos, o sistema de orientação GPS (Global Positioning System) só foram possíveis graças a Matemática. Poderíamos citar centenas de outros avanços que só se tornaram realidade graças a Matemática.


Vamos trocar ideias, respondendo aos desafios propostos!



quarta-feira, 24 de março de 2010

Relatório - trabalho com situações problema 4 NM

Postem o relatorio do seu grupo, em seguida comentem os relatórios de seus colegas.

9 comentários:

  1. Problemas matemáticos

    São atividades que levam o aluno a expor seus conhecimentos diante dos conteúdos matemáticos a ele transmitidos, os tipos de problemas matemáticos, são:
    • Problema-processo;
    • Problema do cotidiano;
    • Problema de lógica;
    • Problemas recreativos;
    • Problemas padrão;
    Todos esses tipos de problemas matemáticos,fazem com que os educando,trabalhem com o processo de investigação, raciocínio, lógica e busca de estratégias para o desenvolvimento de seu raciocínio lógico.
    A resolução de problema contribui para o desenvolvimento da matemática, ampliando o conhecimento para saber utilizar como se faz para resolver problemas complexos, com isso o educando ensina a aprendizagem da resolução do problema que merece ser discutido.
    As estratégias e os registros da resolução de um problema ampliam o problema que leva o aluno a pensar e resolver sua própria estratégia, que favorece a leitura e compreensão, analise de dados e diferentes registros de resolução.
    A avaliação da resolução de um problema é um processo de ensino aprendizagem, podendo encontra duas teorias diferentes, uma delas é o exercício a ser realizado após a explicação do conteudo.
    A avaliação do trabalho é realizada, a partir das perspectivas que o professor expõe diante de seus alunos, desenvolvendo conhecimentos críticos, e criatividades; no sentido de avaliar,de oportunizar como as crianças estão resolvendo os problemas,devem ser adotados os conhecimentos em ação que pode perceber que dificuldades relevam,podendo possibilitar que o professor reflita, construa e re-signifique suas concepções, e práticas em relação a qualquer problema matemático.

    Equipe:Assuely,Luciara,Pamilani.

    ResponderExcluir
  2. RELATÓRIO

    Problemas matemáticos são todos aqueles que permitem ao aluno raciocinar, levantar hipóteses e procurar a resposta, seja ela, exata, aproximada, certa ou errada.
    São vários os tipos de problemas, tais como:
    • De reconhecimento – Neste, o aluno procura reconhecer aquilo que já tem noção (conhecimento).
    • De algoritmo – Conjunto de regras na resolução do problema; ex: Na adição há termos: Parcela, soma ou total;
    • Padrão – Nem sempre é significativo para as crianças, pois os dados não requerem raciocínio;
    • Padrão Composto – Permite ao aluno raciocina, é mais detalhado, onde exige estratégias mais significativas;
    • Processo ou Heurístico – São aqueles que a resolução não está muito explícita;
    • De Aplicação – São aqueles que apresentam informações do cotidiano, como dados, gráficos, etc.;
    • Quebra-cabeça – São aqueles que permite ao aluno raciocinar, “quebrar a cabeça”,fazendo com que procurem a solução de tal problema usando seu próprio conhecimento.
    Como é visto, os problemas a ajudam os alunos a concentrar-se mais na resolução, conhecendo práticas, encontrando novas estratégias de uso, ampliando conhecimentos, seguindo trajatorias que os fazem ampliar seu raciocinio, levantando hipóteses sobre os temas.
    Problemas ligados ao cotidiano do aluno, dispertam mais o interesse dos mesmos, pois por esterem ligados a sua realidade,provocam o aumento da apredizagem e do instímulo.
    O papel do professor nesse processo é muito importante, pois é ele q conduzirá o aluno durante todo o tempo de transmissão
    dos conhecimentos,ele pode e deve ser o suporte de segurança e motivação para o mesmo, no entanto épreciso que ele tenha total segurança na transmissão dos conhecimentos e saiba transmitilos, focando a aprendizagem dos alunos, na ampliação dos conhecimentos e na exatidão do seu raciocínio.

    Equepe: EDNA SILVA, KÁTIA AGUIAR E TUANY FABRÍCIA.

    ResponderExcluir
  3. RELATÓRIO
    PROBLEMA MATEMÁTICO

    Um problema matematico é proposto para que se dê a solução de uma determinada atividade, os tipos de problemas
    encontrados, são em diversas formas com diferentes processos de aprendizagem, entre eles os problemas do cotidiano,
    problema-processo,problema-padrão, problema de lógica e problemas recreativos. O processo de resolução de problemas ao longo da história, vem contribuindo para o desenvolvimento da matemática.
    Cabe resaltar que resolver problemas não modifica apenas apenas a matemática, mas também aqueles que os
    resolve,isto é, o proprio aluno.
    Na construção de bons tipos de problemas é de fundamental importância para que a criança possa construir significativamente
    os conteúdos matematicos e desenvolver o raciocínio lógico , a criatividade e a autonomia.
    O aluno incluido no processo de resolução de problemas necessita ter liberdade para realizar seus próprios registros como
    discultir problemas,criar, resolver, expressa-se e ultilizar diferentes estratégias.
    O professor nesta perspectiva, necessita adotar uma postura investigativa , critica e criativa , nesse sentido , a avaliação
    deve oportunizar que o professor investigue como as criaças estão resolvendo os problemas, e que conhecimentos
    sendo colocados em ação.
    Deve possibilitar também que o professor reflita e construa sua concepção e prática em relação a resolução de problemas matemáticos.
    Equipe: Alene, Maria do Socorro, Maria José, Nilma.

    ResponderExcluir
  4. PROBLEMAS MATEMATICOS




    O Problema matemático não é considerado como um mero exercício a ser realizado
    Após a explicação dos conteúdos; durante a resolução de um problema o aluno irá desenvolver seu próprio raciocínio para encontrar uma solução. Esse tipo de problema é encontrado freqüentemente após o trabalho com operações aritméticas.
    Existem diversos tipos de problemas como:
    ٭Problema-processo,
    ٭ Problema do cotidiano,
    ٭Problema de lógica,
    ٭Problema recreativo,
    ٭Problema padrão.
    O PROBLEMA PROCESSO: é aquele que leva o aluno a investigar e desenvolver seu próprio raciocínio.
    O PROBLEMA DO COTIDIANO: trata de assuntos reais existentes na vida do aluno onde eles estão diretamente ligados. Esse problema requer do aluno a investigação e o envolvimento com as outras áreas de conhecimento.
    O PROBLEMA RECREATIVO: é aquele que envolve e desafia o aluno incentivando a encontrar varias solução para um único problema.
    PROBLEMA DE LOGICA: é aquele que não utiliza números, e sim o levantamento de hipóteses e analises dos dados. Esses problemas são apresentados porem em forma de historias ou diálogos. Eles têm como base levar o educando a desenvolver estratégias que favoreçam a leitura e a compreensão, assim a criança vai se senti desafiada a encontrar a solução do problema.
    PROBLEMA PADRÃO: é o problema que não tem estimulo, ou seja, não leva a criança a elaborar e desenvolver estratégias e procedimentos de resolução. Esse problema também é conhecido como um problema do livro didático; um problema rotineiro ou trivial.
    Em um problema matemático sua resolução deve ser concebida como um processo que permita a criança: Revelar, Criar, Discutiu problemas, Utilizar diferentes estratégias e registros. È necessário que o educador der total liberdade para os alunos se expressarem suas conclusões a respeito do problema.
    O professor apartí dessas produções irá perceber como a criança se expressa, e que estratégia ela utiliza para encontrar a solução.




    EQUIPE: Cleiciane Nadja N*: 08
    Luciana Ribeiro N*: 14
    Míria Alves N*: 22

    ResponderExcluir
  5. Relatório
    Um problema matemático é uma atividade que leva as crianças a se empenharem para resolvê-la, e sua solução não está no seu enunciado, e nem é encontrada imediatamente, para resolver é necessário planejar, elaborar estratégias, organizar dados...
    Eles podem ser classificados em: problema processo, problema do cotidiano, problema de lógica, problema recreativo e problema padrão.
    O problema processo procura desencadear no aluno a aprendizagem da matemática, evidencia processo, investigação, pois a partir destes o conhecimento será adquirido com mais profundidade.
    Problema do cotidiano, também tem características semelhantes ao problema processo, pois geralmente a resolução deste requer investigação, este problema nasce de uma situação em que está inserida na realidade do aluno, e o envolve do inicio até a resolução, devido estar ligada a sua própria vida.
    Os problemas de lógicas apresentam-se na maioria das vezes em forma de texto e seus dados e resoluções não são numéricos, mexendo com o raciocínio do aluno, fazendo-o levantar hipóteses sobre o mesmo, buscando assim estratégias para resolução, este tipo de problema desafia o aluno.
    Os problemas recreativos envolvem jogos, onde o aluno se sente motivado e ao mesmo tempo desafiado, mexe com sua imaginação e o possibilita encontrar várias soluções para um único problema.
    O problema padrão ou problema de motivação, é aquele em que a solução já aparece no enunciado, não levando o aluno a pensar, investigar. Na verdade não é considerado um problema, mas sim um exercício.
    É interessante que no inicio da resolução dos problemas informações sejam coletivas, para se obter dados informativos sobre o conhecimento dos alunos. Para daí se poder buscar estratégias para a resolução. É necessário que o professor dê total liberdade para os alunos exporem suas idéias, suas soluções, seus registros, para com isso, o professor poder investigar e avaliar cada estratégia, adquirindo a capacidade de elaborar um possível diagnóstico das dificuldades de cada aluno.
    4º NM
    EQUIPE: AILA LEITE;
    EVANDERSON AGUIAR
    LUCIANA SALVIANO
    VIVIANE LEITE

    ResponderExcluir
  6. O que e um Problema matemático ?

    problema matemático é toda situação requerendo a descoberta de informações matemáticas desconhecidas para a pessoa que tenta solvê-lo, ou a invenção de uma demonstração de um resultado matemático dado. Afim de que se de a solução de uma determinada atividade,



    Os tipos de problemas matemáticos


    Existem diversos tipos de problemas de matemática.

    1) Problemas de Reconhecimento: São exercícios de identificação de propriedades, conceitos, definições
    2) Problemas de Algoritmos: São exercícios que visam “treinar” uma habilidade específica qualquer como operações,

    3)Problemas-Padrão: São problemas imediatos, normalmente existentes como fixação, no final dos capítulos dos livros
    didáticos, e que requerem unicamente a aplicação dos algoritmos das 4 operações fundamentais.
    De um modo geral eles não aguçam a curiosidade do aluno e nem o desafiam.
    Exemplos:

    A) Problemas-padrão simples – apresentam apenas uma operação matemática
    B) Problemas-padrão compostos – apresentam duas ou mais operações matemáticas
    4) Problemas-processo ou HEURÍSTICOS:

    São problemas cuja solução não está diretamente explicita em seu enunciado, e não depende de
    aplicação automática de algum algoritmo previamente estudado.
    5) Jogos:
    Os jogos, além da característica lúdica e de motivação que desperta nos alunos, apresentam
    também outros importantes motivos para seu uso no ensino de Matemática elementar:



    O processo de resoluçao de problemas
    A Resolução de um problemas matemáticos é uma barreira que a maioria dos alunos enfrenta no aprendizado da matemática, pois esses têm dificuldade em identificar a operação que deve ser utilizada para a sua resolução.
    Ao resolvermos um problema matemático, antes de fazermos as “contas”, devemos interpretar, entender o que ele quer que calculemos, assim podemos dizer que a dificuldade em resolver ao resouvelo não é uma dificuldade da disciplina de matemática e sim uma dificuldade interdisciplinar, pois o aluno que não interpreta um problema dificilmente fará uma interpretação de texto bem feita nas aulas de português, por exemplo.


    As estratégias e os registros na resolução de problemas

    O primeiro passo é entender o problema.
    É importante fazer perguntas. Quais são os dados? Quais
    são as condições? É possível satisfazer as condições? Elas são suficientes ou não.
    Construir figuras para esquematizar a situação proposta no exercício pode ser muito útil, sobretudo introduzindo-se notação adequada.
    Sempre que possível, procurar separar as condições em partes.
    Também e importante Encontrar conexões entre os dados e a incógnita.
    É importante fazer perguntas. Você já encontrou este problema ou um parecido?
    Você conhece um problema semelhante? Você conhece teoremas ou fórmulas que possam ajudar? .



    EQUIPE:
    ADRIANA SOUZA;
    ALBANEIDE GOMES;
    LUCIELMA ALVES;
    ROSICLEIDE F. SANTOS.
    4° NORMAL MÉDIO.

    ResponderExcluir
  7. Problemas matemáticos

    Geralmente os problemas são como mero exercício a ser realizado apos a explicação dos conteúdos,atribuindo significado as situações matemáticas;onde são classificados os problemas-processo, problemas do cotidiano, problemas de lógicas, problema recreativo e problema-padrão.
    O processo de resolução de problemas não modifica apenas a matemática, mas aquele que o move, o próprio homem, onde é movido pela necessidade de soluciona-ló. Nesse processo a criança necessita ter liberdade para realiza seus próprios registros.
    A avaliação nesse processo se da quando a criança passa se expressar e comunicar o processo de resolução, ou seja, como ela chegou a determinada solução. A partir dessas produções o professor terá elemento para avaliar como a criança compreendeu o problema, que dificuldades revelam, que conhecimento esta sendo colocado em ação...Mas para esse processo acontecer é necessário o professor e crítica e criativa.




    Equipe: Rita
    Roseane
    Jaine Raiane
    4°NM

    ResponderExcluir
  8. RELATÓRIO
    A motivação é indispensável na vida de qualquer individuo, entretanto, quando fala-se em aprendê-la na escola, ela é vista como algo difícil de ser compreendida.Assim ver-se a necessidade de encontrar subsídios que ajudem à compreender a matemática e as perguntas que surgem ao longo de sua aprendizagem,por exemplo o que é um problema matemático? Os tipos de problemas?Sua resolução?As estratégias?Os registros utilizados?E como avaliar?
    Primeiramente podemos classificar como problema matemático uma questão proposta para que se dê a solução,ou seja, um subsidio importantíssimo nas aulas de matemática essencial para um bom aprendizado.
    Os tipos de problemas classificam-se em problema-processo que tem como objetivo desencadear à aprendizagem da matemática, privilegiar processos, a investigação e o raciocínio.problema do cotidiano que são os chamados problemas reais,ou seja, do dia a dia.O problema de lógica que apresenta geralmente em forma de textos como histórias e diálogos em que os dados e a solução não são numéricos.Os problemas recreativos que são aqueles que envolvem jogos do tipo quebra-cabeça,aspectos históricos curioso, entre outros e os problemas –padrão,dominado problema convencional,do livro didático.
    O sujeito resolve um problema quando se depara com uma situação que o motive,que o envolva em um processo criativo e reflexivo,assim no processo de resolução de problemas,a criança necessita ter liberdade para realizar seus próprios registros para que possa expressar,ou seja interagir de diversas formas e com isso trabalhar diferentes estratégias no processo de resolução.
    No processo de resolução dos problemas as estratégias são importantíssimas na busca de soluções ,desta forma a criança deve estar inserida em um ambiente que proporcione a construção de diferentes estratégias em que ela possa interagir ,trocar informações,refletir,planejar ações,compará-las,enfim possibilitando uma aprendizagem significativa.Alem das estratégias as formas de registro também são muito importantes pois propiciam ao aluno a oportunidade de registrar o que aprendeu.
    A avaliação deve ser continua durante todo o processo de resolução, assim o professor deve ter uma postura critica, investigativa e criativa, pois ao avaliar os alunos este tem a possibilidade de se auto avaliar e com isso refletir se os resultados estão sendo significativos,quais as dificuldades existentes, entre outros.
    EQUIPE: Alusca Mireli
    Camilla Clarissa
    Maiany Isis
    Vanderlânia Daiane

    ResponderExcluir
  9. COMENTÁRIOS DOS RELATÓRIOS
    A avaliação da resolução de um problema é um processo de ensino aprendizagem, podendo encontra duas teorias diferentes, uma delas é o exercício a ser realizado após a explicação do conteudo. NÃO ENTENDI!, REESCREVAM ESSA FRASE.
    Equipe:Assuely,Luciara,Pamilani
    Josenilda

    ResponderExcluir